06/02/2018 |
Na entrada desta semana do blog, vamos responder a 5 perguntas sobre a energia solar e as respostas vão surpreende-lo:
De que forma surgiu a ideia da energia solar? A tecnologia que permite utilizar o sol como fonte de energia para gerar electricidade teve início em 1876, quando Richard Day descobriu que aplicar a luz do sol num material sólido, como é o selénio, resultava em electricidade, sem que fosse necessário usar calor ou movimento. Porém, foi no ano de 1953 que, quase de forma acidental, Gerald Pearson criou uma célula de silício, tendo observado que esta era muito mais eficiente do que a de selénio e que podia fazer funcionar pequenos dispositivos. Porém, o rendimento destas células ainda não era suficiente. A chave que permitiu o empurrão final do crescimento da energia solar foi a luta espacial entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, dado que durante esta a NASA apostou muito na energia solar para que fosse possível dispor-se de energia no espaço. Graças a isto, passou-se de um rendimento de 3% da célula de Gerald até um rendimento de 18% das células solares de silício, que são de melhor qualidade e actuais. Exemplo disso é o painel solar de 160W da Ecosolar.
O processo desde gerar energia solar até ao seu uso final nas nossas habitações é simples ou complicado?
Os painéis solares vão funcionar numa área nublada? Sim, pode gerar-se energia solar fotovoltaica em praticamente qualquer lugar. Logicamente, gera-se mais energia em menos tempo em locais com muitos dias de sol, como é o caso de Portugal ou Espanha. Porém, os painéis solares também aproveitam os raios solares difusos que vão passando através das formações de nuvens ou de zonas onde haja um menor número de horas de sol. Ainda que possa parecer uma loucura, os países do norte da Europa geram muito mais energia solar do que Portugal e Espanha, já que apostaram nesta energia renovável, apesar de terem metade da exposição solar. Um caso distinto é o dos vales em que se forme neve durante vários dias, sendo necessário estar informado sobre qual a margem de segurança das baterias solares, para que esta margem seja ainda maior do que já é nos kits da Damia Solar: 4 dias de segurança, que é o necessário nos kits de energia solar.
Não tenho conhecimentos sobre electricidade, vou poder realizar a minha instalação solar? Os kits solares para autocaravana ou embarcação são os mais simples de instalar e não devem criar complicações. No que se refere ao resto dos kits solares, como os kits de isolada, kits de autoconsumo e kits de bombeamento ou de piscina, a Damia Solar oferece sempre o Monta Fácil, que é uma opção gratuita dirigida especialmente para as pessoas que não têm noções sobre electricidade. Segundo a opção Monta Fácil, o cliente já recebe os componentes mais complexos montados, assim como as protecções e os fusíveis já instalados e as conexões e tomadas já preparadas. Tudo isto colocado numa prancha de aço com suportes para a fixação numa parede. Assim, só resta conectar os cabos nas tomadas já indicadas e a instalação fica pronta.
A energia solar é cara? Não, há que ter em conta que só se investe nos componentes e que, a partir desse momento, não vão haver custos adicionais pelo uso desta energia. Além disso, os painéis solares são muito fiáveis e têm muitos anos de garantia (25 anos de garantia com rendimento superior a 80%) e como não têm partes movíveis, a sua manutenção é mínima e não há desgaste de peças e o risco de danos é reduzido de forma significativa. Por outro lado, não devemos esquecer que graças à luz do sol passa a ser possível nunca mais pagar a factura da luz ou, caso se disponha de electricidade através de geradores eléctricos, torna-se possível esquecer os significativos gastos em combustível, bem como o perturbador ruído do seu funcionamento dia após dia.
|