19/06/2015 |
1. Fazer uma instalação de energia solar é caro: FALSO! A cada ano que passa, as instalações de energia solar tornam-se mais rentáveis e económicas para a carteira dos clientes. Para isto tem contribuído o aumento da procura mundial de equipamentos fotovoltaicos, que leva a um maior volume de fabrico. Além disso, os contínuos avanços tecnológicos reduziram consideravelmente a complexidade dos seus componentes e aumentaram a sua qualidade. Exemplo disso é o facto de hoje em dia os painéis solares e dispositivos como os inversores de corrente e os reguladores de carga apresentarem preços que correspondem a metade daqueles praticados há 5 anos.
2. Uma instalação solar é muito pouco fiável: FALSO! A fiabilidade é um dos elementos que mais se reforçou durante os últimos anos. Os dispositivos são cada vez mais eficientes e fabricados para suportarem potências cada vez mais altas. Afinal, actualmente, a energia solar é utilizada em grande medida para instalações autónomas em vivendas, cobrindo todo o tipo de consumos de grandes electrodomésticos.
3. Os painéis solares partem-se com facilidade: FALSO! É muito complicado partir-se um painel solar, a não ser que este receba um golpe directo e muito forte. Os painéis solares são fabricados com um cristal de segurança que suporta, sem problemas, qualquer tipo de climatologia adversa. Além disso, como os painéis são instalados inclinados, ainda se torna mais difícil que recebam qualquer tipo de impacto directo e perpendicular.
4. Com climas frios os painéis solares não funcionam: FALSO! Ao contrário do que se acredita, os painéis solares funcionam melhor a temperaturas baixas, já que quanto mais frio seja um material melhor será a sua capacidade para conduzir electricidade. Ainda que nos climas frios haja menos horas de sol, esta perda é compensada por um funcionamento mais eficiente dos painéis fotovoltaicos.
5. As instalações de energia solar requerem uma manutenção constante: FALSO! Por se tratar de uma tecnologia fixa, os painéis solares não sofrem desgaste por movimento. Assim, a sua manutenção limita-se a que, ao cabo de alguns anos, se verifique o estado do cabeamento e das conexões e pouco mais. Quanto às baterias, deve controlar-se, unicamente, o nível da água destilada nas baterias abertas, enquanto que nos modelos selados, como é o caso das AGM ou das baterias de gel, não é necessário este cuidado.
6. Só se instala energia solar em países com maior radiação solar: FALSO! A energia solar é instalada em qualquer parte do mundo, inclusivamente nos locais com menos horas de sol. A melhor prova de que isto se passa assim, é que se pode ver que países como a Dinamarca ou Alemanha, que têm menos horas de sol que Portugal, apostaram em força, desde há alguns anos, na evolução da energia solar.
7. As instalações solares só servem para iluminação e pouco mais: FALSO! Até há 10 anos, a energia solar era utilizada, maioritariamente, para pequenos consumos de iluminação e para alguns dispositivos electrónicos de pouco consumo. No entanto, há já alguns anos que esta situação se alterou por completo, sendo que a energia solar já é utilizada para cobrir todo o tipo de consumos, através das pequenas ou das grandes instalações que visam dar resposta a todos os consumos de uma habitação habitual. Além disso, a verdade é que os aparelhos electrónicos se tornam cada vez mais eficientes, resultando em consumos menores, o que ajuda a que com instalações médias já se consiga dar resposta aos consumos de uma grande quantidade de electrodomésticos e de outros dispositivos. Um exemplo de kit para cobrir grandes consumos é o kit solar de 6000W da Damia Solar.
8. Qualquer um consegue dimensionar uma instalação solar: FALSO! Actualmente, há técnicos electricistas que se dedicam a realizar instalações solares com o objectivo de se incluírem mais clientes, inclusive aqueles que não têm os conhecimentos básicos de dimensionamento solar. Isto porque não basta ter conhecimentos de electricidade, é também necessário ter em conta o tipo de bateria a utilizar, o tipo de inversor e a sua potência, assim como o tipo de regulador a usar de acordo com o painel solar escolhido. Um erro em algum destes componentes irá prejudicar o funcionamento global da instalação, levando a que o cliente tenha de suportar o mau funcionamento por causas que desconhece. É por este motivo que é tão importante que a instalação seja desenhada por uma empresa especializada em energia solar.
|